Vânia Toledo - Dica Histórico

No quadro Dica Histórica, até o momento trouxemos grandes nomes da fotografia internacional, mas chegou o momento da primeira pessoa nascida no Brasil a ser homenageada neste quadro. Hoje iremos contar um pouco mais sobre Vânia Toledo, a retratista que é uma das maiores referências no ramo.

Início da Carreira

Vânia Toledo nasceu em Paracatu, em Minas Gerais, no ano de 1945. Pensando em buscar mais oportunidades na sua vida, acabou por se mudar para São Paulo, onde se formou em Artes Plásticas na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Mas ainda durante os seus estudos em Artes Plásticas, desenvolveu um interesse em fotografia, que crescia cada vez mais. O seu interesse na fotografia se deu por ser uma área que permitia uma expressão artística única e versátil.

De começo após a sua formação, Vânia trabalhou como professora de artes, mas pouco tempo largou a profissão para investir na fotografia. Seu talento em capturar momentos e personalidades distintas foi a destacando no mercado fotográfico.

Foto: Vânia Toledo com a sua câmera Pentax

Destaques em Retratos

Vânia se tornou conhecida por conta da sua habilidade em capturar a essência e a personalidade das pessoas em seu retratos. Seu estilo se caracterizava pela “intimidade e profundidade”, frequentemente revelando aspectos menos conhecidos nas pessoas que era fotografadas por Vânia.

E as pessoas que ela fotografava, muitas eras nomes populares, desde artistas e músicos até escritores. Foram diversas personalidades como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Cazuza, Fernanda Montenegro, etc.

Foto: Pelé - Tirada por Vânia Toledo

Revista VEJA

Durante os anos 70, Vânia Toledo começou a fazer colaborações com a revista VEJA, um dos meios de comunicações semanais mais importantes na época, e até os dias de hoje. 

Essa união entre VEJA e Vânia Toledo, foi crucial na evolução da carreira da fotógrafa, já que além de ter seu trabalho exposto em uma das principais mídias, também lhe deu um acesso “facilitado” a personalidades famosas.

As fotos publicadas na VEJA não só ajudaram na solidificação da carreira de Vânia, se tornando uma das principais profissionais na questão de retratos, mas também ajudou a definir a imagem pública de muitas celebridades brasileiras.

Foto: Ensaio para a Revista Veja com Fernanda Montenegro

Publicações e Eventos

Por toda a sua carreira, Vânia publicou vários livros, sendo os principais títulos o “Anjos da Noite” e “Homens”, trabalhos que exploram temas como identidade, sensualidade e universo noturno.

Já os seus trabalhos fotográficos eram exibidos em diversas exposições por todo o Brasil, passando por diversos eventos, galerias e museus de renome. As exposições ajudaram tanto na popularização do trabalho de Vânia, como também na consolidação da sua posição como uma das principais artistas do país.

Foto: Cazuza no livro "Homens", feito por Vânia Toledo

Legado

O sucesso e o impacto do trabalho de Vânia Toledo no cenário da fotografia é geracional, mas que foi reconhecido ainda com Vânia em vida. Alguns dos seus principais prêmios vieram já com Vânia sendo referência. Em 1993, ela recebeu o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica e o Prêmio de Melhor Exposição do Ano, ambos pelo seu trabalho “Personalidades Femininas”.

Em 2007, já com os seus 62 anos, Vânia Toledo recebe em sua terra natal o prêmio da Ordem do Mérito Cultural, um prêmio de homenagear cidadãos e instituições que se destacaram na prestação de serviços à cultura do país. 

Após sua morte em 2020, várias homenagens foram realizadas para celebrar sua vida e obra. O legado de Vânia continua a inspirar fotógrafos e artistas, e suas obras permanecem como um testemunho da sua contribuição para a fotografia brasileira.

Abaixo você pode conferir algumas das fotos de famosos que Vânia Toledo tirou durante a sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima