Sony ZV-E10 vs Sony ZV-E10 II - Qual é melhor?

Desde a sua criação, a linha ZV busca atender, principalmente, um público de criadores de conteúdo que prefiram um modelo de câmera compacta, prática e otimizada para vídeo. Pensando nisso, a Sony ZV-E10 estreou nesse segmento ao unir recursos de vlog com a versatilidade de uma câmera mirrorless de lente intercambiável, se tornando referência no mercado e sendo o modelo mais vendido de 2023 e 2024.

Já em 2024, marca japonesa trouxe a nova ZV-E10 II, uma evolução direta do seu modelo de sucesso, incorporando melhorias no sensor, processamento e novas funcionalidades. E nesse texto iremos conferir se de fato a ZV-E10 II se tornou uma real melhoria em relação ao modelo anterior.

Resumo: Sony ZV-E10

Lançada em 2021, a Sony ZV-E10 chegou como uma câmera de sensor APS-C de 24.2 megapixels de resolução, projetada para produtores de vídeos e vlogs. Ela trouxe uma gravação em até 4K/30p, sistema de autofoco com boa resposta e detecção de olhos.

Além disso, ela conta também com microfone direcional integrado e tela totalmente articulada, se tornando uma opção prática para produtores solitários.

Mesmo sendo um modelo sem estabilização interna e nem contar com um visor eletrônico, a ZV-E10 conquistou o mercado pelo seu custo-benefício, leveza e o seu conjunto de recursos mais do que suficientes para produções em redes sociais, YouTube e lives.

Resumo: Sony ZV-E10 II

A Sony ZV-E10 II chegou ao mercado em meados de 2024, prometendo um salto de desempenho em relação ao modelo anterior. Foi implementado um novo sensor de 26 megapixels retroiluminado, garantindo melhor performance em ambiente de baixa luz. Foi adicionado também um novo processador BIONZ XR.

Outras grandes novidades estão na gravação em 4K/60p, opção em 10-bit 4:2:2, modo Cinematic Vlog e uma maior bateria. Além disso, o sistema de autofoco também foi aprimorado, trazendo um rastreamento mais preciso e maior reconhecimento de diferentes tipos de sujeitos/objetos.

Gravação de Vídeo

Aqui está o ponto mais marcante da linha, a Sony ZV-E10 II oferece ao usuário uma gravação de até 4K/30p, com arquivos de 8-bit, sendo suficiente para vlogs e vídeos simples. Entretanto, a ZV-E10 II ampliou as possibilidades criativas com a sua opção de gravação em 4K/60p com sobreposição de 5.6K, adicionando mais nitidez e detalhamento.

Ela também possui suporte para gravação em 10-bit 4:2:2, oferecendo maior flexibilidade na pós-produção e gradação de cor mais suave. A ZV-E10 II também conta com o modo Cinematic Vlog, dando um visual mais cinematográfico, além de melhorias na estabilização digital.

Fotografia

Ainda que ambos os modelos sejam voltados, principalmente, para vídeo, as duas câmeras também cumprem bem o papel de câmeras fotográficas. A ZV-E10, com seus 24.2 MP, oferece resultados bem consistentes para retratos, viagens e uso cotidiano.

Já a ZV-E10 II, por sua vez, utiliza um sensor retroiluminado de 26.0 MP, entregando melhor desempenho em baixa luz e um alcance dinâmico maior. O autofoco também recebeu atualizações, com rastreamento mais rápido e inteligente, facilitando a captura de animais e pessoas em movimento.

Apesar de nenhuma das duas opções contar com um sistema de estabilização interna no sensor, ambas permitem o uso de lentes com OSS para compensar tremores nas fotos.

Design e Funções

Na questão do design, as duas câmeras seguem a mesma lógica, um corpo compacto, leve e fácil de transportar. A grande diferença está na ZV-E10 II, que ganhou um grip levemente mais robusto para acomodar a nova bateria NP-FZ100, proporcionando maior tempo de carga, tanto para fotos, quanto para vídeos. Ambas possuem tela totalmente articulada, essencial para gravações realizadas de forma solitária, e microfone direcional embutido com protetor de vento.

A versão mais recente traz ainda menus mais modernos e intuitivos, suporte aprimorado para gravações na vertical e novos modos criativos, tornando o processo de filmagem mais prático e com menos necessidade de pós-edição.

Conclusão

Podemos concluir que a Sony ZV-E10 ainda permanece como uma excelente opção de entrada para criadores de conteúdo que querem uma câmera leve, acessível e eficiente para vlogs e vídeos em 4K.

Já a Sony ZV-E10 II representa um salto significativo, principalmente para quem deseja maior qualidade de vídeo, recursos mais avançados de cor e pós-produção, além de uma carga superior, um dos grandes pontos fracos da primeira versão.

Para quem busca custo-benefício e grava de forma mais casual, a primeira versão ainda é uma excelente escolha. Mas, para criadores que querem dar um passo à frente em qualidade e profissionalismo sem abrir mão de uma câmera compacta e prática, a ZV-E10 II é claramente a melhor escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima