O que é o Triângulo de Exposição?

O Triângulo de Exposição é um conceito muito popular na fotografia e fundamental na descrição da combinação de três funções essenciais na exposição à luz da imagem: DIAFRAGMA, OBTURADOR ISO.

O entendimento deste conceito e o equilibrío das três funções permite um controle melhor do fotógrafo sobre a quantidade de luz que chegará ao sensor. Pensando nisso, vamos falar sobre cada um desses três pilares do triângulo de exposição.

Diafragma

O primeiro dos três pilares do triângulo de exposição é a abertura do diafragma. Ela é diretamente ligada ao tamanho da abertura da lente por onde entra a luz até o sensor. Quanto menor o número, maior é a abertura, consequentemente, mais luz entra em direção ao sensor.

Outra características das lentes mais “abertas” é a sua profundidade de campo mais rasa, resultando em efeitos bokeh (desfoque de fundo), mais acentuados. Lente mais “fechadas” exploram mais o fundo da imagem.

Obturador

O segundo a ser citado no triângulo de exposição é a velocidade do obturador, onde quanto mais veloz, menos tempo o sensor fica exposto à luz. A sua velocidade é medida por meio de frações de segundos, como 1/64.000, 1/32.000, etc.

Velocidades mais altas “congelam” os momentos mais velozes, enquanto velocidades mais baixas capturam os movimentos e causam desfoques, como o exemplo abaixo de luzes nas estradas. Tem um texto completo sobre fotografia de longa exposição (para ler, clique aqui).

ISO

O último membro do triângulo de exposição é o ISO, responsável por determinar a sensibilidade do sensor à luz. Niveis mais baixos (como 100, 125, etc.) são mais “resistentes” à luz e causam menos ruídos à imagens.

Valores de ISO mais elevados (como 1600, 1800, 2000, etc.) aumentam a visibilidade em situações de menor luminosidade, mas causam mais ruídos às imagens.

Onde se aplica?

A aplicação do conceito dos triângulos de exposição é em todo caso de alteração em alguma das funções e, consequentemente, realiza a compensação nos outros dois que “restam”.

Como exemplo, se você aumentar abertura, em busca de um maior desfoque de fundo, pode acabar sendo necessária a aumentar a velocidade do obturador e diminuir o ISO para não ter uma imagem “estourada” em luz.

Podemos concluir, que o dominio sobre o triângulo de exposição é essencial para fotógrafos que desejam ter um maior controle sobre as suas imagens, principalmente em condições variaveis de iluminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima