O que é balanço de branco?
A fotografia é uma área que depende bastante da luz, e a forma que ela é capturada impacta diretamente no resultado que você está buscando. Uma das técnicas principais para alcançar um nível alto de fidelidade das cores nas fotos é o balanço de branco.
Mas o que exatamente é o balanço de branco, quando devo usar e em qual momento evitar? Nesse texto iremos esclarecer tudo sobre.
O que é?
O balanço de branco basicamente é um ajuste na câmera que tem como objetivo garantir que as cores da imagem fiquem o mais fiel possível à realidade. Esse ajuste tenta “corrigir” a tonalidade das cores para que os “brancos” fiquem como “brancos”, sem tons de azul, amarelo ou qualquer outra cor.
O ajuste é essencial, já que dependendo da fonte de luz utilizada, o branco tem um tom diferente por conta da temperatura. Um exemplo é a luz fluorescente ter uma luz mais “esverdeada” e a incandescente um tom mais “amarelo”.
Quando usar?
O ajuste do “branco” pode ser utilizado em diversos momentos, sempre que o usuário busca ter uma precisão nas cores da imagem. Em situações de iluminação mista, quando utiliza uma fonte natural e outra artificial, o balanço de branco ajuda a encontrar um “meio termo” entre elas.
O mesmo vale para momentos de amanhecer ou entardecer, que é um momento em que a luz do sol é bastante amarelada, um ajuste do branco bem feito, pode amenizar os efeitos da luz solar nos objetos na imagem.
Outro momento em que o balanço do branco é “bem-vindo”, são em situações de fotos de produtos, que buscam mostrar o que de fato são, então uma cor mais fiel do produto em questão é uma ótima escolha.
Quando NÃO usar?
Basicamente os momentos que não deve utilizar o balanço de branco é quando o usuário não quiser usar. Normalmente quando o fotógrafo que utilizar as tonalidades da luz na imagem, como uma foto ao pôr-do-sol com aquele tom dourado.
Outro momento que o balanço de branco não é tão necessário, é em sessões onde utiliza apenas luz artificial e controlada. Fotografia em RAW também não necessita de uma ajuste de branco diretamente na câmera, por manter a maioria das informações da imagem, o controle fica melhor na pós-produção.
Conclusão
Podemos concluir que o balanço de branco é uma ferramenta essencial na fotografia quando se visa manter a imagem o mais fiel da realidade, principalmente por conta dos tons da luz.
Mas seu uso vai depender muito do objetivo de cada fotógrafo, já que ela impacta diretamente no resultado final da sua imagem.