Full-Frame vs APS-C I Quais as diferenças?

O sensor da câmera é uma parte essencial de todas as câmeras digitais, já que é o responsável por capturar a luz e converter em sinais elétricos que resultam na imagem. Entre os sensores de câmeras, dois tipos são os mais comuns no mercado, o tipo FULL-FRAME e o tipo APS-C.

Neste texto, vamos te mostrar o que é cada um e o que diferem eles no resultado da sua imagem.

O que é Full-Frame?

Para começar, o sensor full-frame tem uma tamanho muito semelhante ao do quadro de filme 35mm, o full-frame mede cerca de 36mm x 24mm. Essa dimensão, que originalmente foi criada para câmeras de cinema, acabou se tornando um padrão entre as câmeras digitais de alta qualidade.

Uma das principais vantagens em utilizar o sensor full-frame é uma qualidade de imagem “melhor”. Essa qualidade superior é por conta do seu tamanho maior, que consegue captar mais luz do ambiente, gerando pouco ruído na imagem. Essa vantagem é muito importante em situações de pouca luz, conseguindo um desempenho melhor que sensores APS-C.

Foto: Sony FX3, exemplo de sensor Full-Frame. Nota-se que as bordas do sensor é muito mais "estreita" que o sensor APS-C.

Outra vantagem dos sensores full-frame é que por conta da sua profundidade de campo reduzida, o efeito bokeh (desfoque de fundo) tem um resultado muito mais suave e estético, excelente para retratos.

Por outro lado, existem algumas desvantagens. Por ser um sensor maior e com uma produção mais cara, as câmeras que utilizam esse tipo de sensor tendem a ter um preço bem mais alto que as que utilizam sensor APS-C. Além de que as lentes ideais para câmeras com o sensor full-frame também costumam ser mais caras.

Importante para quem busca uma locomoção mais “tranquila” e menos desgastante, as câmeras com esse tipo de sensor tendem a serem mais pesadas e menos compactas.

O que é APS-C?

Por outro lado, temos os sensores APS-C, que são bem menores em comparação, possuindo dimensões de cerca de 22mm x 15mm. O termo APS-C significa “Advanced Photo System type-C” (Sistema Avançado de Foto Tipo-C, na tradução livre). Geralmente o sensor APS-C está presente nas câmeras consideradas de entrada e intermediárias.

As principais vantagens estão principalmente no seu custo-benefício e locomoção, já que por serem menores, resultam em câmeras mais compactas e mais leves. Outra vantagem do sensor APS-C é que por conta do crop (corte na imagem) de cerca de 1.5x, as lentes resultam em imagens com uma distância focal maior do que o informado por elas, sendo bastante vantajoso em fotos de esportes e vida selvagem.

Foto: Sony FX30, exemplo de sensor APS-C. Observe-se que as bordas são muito mais aparentes.

Entretanto, existem algumas desvantagens. Por ser menor, o sensor APS-C capta menos luz do ambiente, resultando em mais ruído em ambientes que tem menos luz, necessitando de uma sensibilidade ISO mais alta.

Além disso, a profundidade de campo também é afetada pela menor captação de luz, fazendo com que fotos que necessitam de um desfoque de fundo tenham mais dificuldades em um resultado mais suave.

Conclusão

Podemos concluir que ambos os tipos de sensores possuem vantagens e desvantagens, fazendo com que a escolha seja 100% voltada aos gosto do usuário. Câmeras de sensor full-frame tem qualidade de imagem superior, mas são mais caras e pesadas. Já as de sensor APS-C são mais acessíveis e mais leves, mas não entregam uma qualidade em pouca luz tão eficaz.

Mas seja o tipo de sensor que você esteja procurando, você pode encontrar a sua câmera e diversos equipamentos fotográficos e de audiovisual com excelente preços na Detona Shop, entre em contato e faça o seu pedido.

ÍNDICE RÁPIDO

POSTAGENS RECENTES

VEJA MAIS NO YOUTUBE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima