Como escolher a sua primeira lente PRIME?

Cansado daquelas fotos sem aquele detalhe de desfoque de fundo? A gente sabe que a lente do kit é boa para começar, mas se você quer dar um salto de qualidade nas suas imagens, principalmente em retratos e em ambientes mais escuros, talvez esteja no momento de conhecer a sua primeira lente prime.

Uma lente prime, com sua abertura fixa e geralmente mais aberta, é o segredo para aquele desfoque de fundo chamativo (o famoso bokeh) e para capturar luz em ambiente com falta de iluminação. Neste guia, vamos te mostrar o que realmente importa na hora de escolher a sua primeira lente fixa:

O que é uma lente PRIME?

A definição é simples: uma lente prime, também conhecida como lente fixa, não possui zoom. O seu comprimento focal é fixo, e diferentemente de uma lente zoom, o movimento de pés e mão se faz mais necessário para o enquadramento sair o que deseja.

Pode até parecer uma certa limitação, mas essa “simplicidade” é propícia para as fabricantes focarem na sua construção, trazendo maios qualidade de imagem e uma abertura máxima maior, e manter a um valor abaixo dos modelos zoom.

Principais vantagens da lente Prime

As lentes prime são conhecidas pelas grandes aberturas, que fazem toda a diferença tanto no visual quanto no desempenho. Elas permitem criar um bokeh intenso e agradável, isolando o assunto principal e valorizando retratos com aquele aspecto profissional.

Ao mesmo tempo, essas aberturas amplas deixam entrar muito mais luz no sensor, facilitando fotografar em ambientes internos ou noturnos sem precisar elevar demais o ISO, ou recorrer ao flash, resultando em imagens mais limpas e naturais.

Somado a isso, a construção óptica mais simples das primes entrega uma nitidez superior, com mais definição, contraste e detalhes que realmente se destacam na imagem.

(Créditos: Alyn Wallace)

“Trio de Ouro”

A escolha da sua primeira lente prime vai depender da área principal que você vai querer fotografar. No âmbito da fotografia, três distâncias focais são consideradas um “trio de ouro”, excelentes para várias situações e ainda melhor para quem está começando.

A primeira é a 35mm (ou 24mm para sensores APS-C), uma referência da fotografia de rua, documental e fotos de viagem. Ela oferece uma visão mais ampla, com baixa distorção e extremamente versátil.

Em seguida, temos a famosa 50mm (35mm para APS-C), conhecida por retratar uma visão humana, sendo excelente para retratos, uso geral e em fotos em baixa luz. Costuma ser a opção com melhor custo-benefício.

Por fim, a 85mm (50mm em APS-C) é a escolha indicada para quem busca o retrato profissional. Ela permite que você isole o assunto com um desfoque de fundo extremo e ainda cria uma compressão de perspectiva agradável, permitindo uma fotografia a uma distância confortável do seu modelo.

Se atente a abertura F

O número “f/” da abertura da lente, é o que define a quantidade de luz que entra na lente e a profundidade de campo, exemplo:

Número f/ menor: exemplo f/1.8, entra mais luz, e contém mais desfoque de fundo.

Número f/ maior: exemplo f/4, entra menor luz, e contém menos desfoque de fundo.

Normalmente, é recomendado para a sua primeira lente prime ter uma abertura por volta da f/1.8. Costumam ter preços melhores, são leves e entregam muito mais qualidade do que a lente do kit. Modelos f/1.4 e f/1.2 são ótimas opções também, mas são mais caras.

Conclusão

Podemos concluir que a lente prime é o upgrade mais rápido e com resultado que você vai ter na sua fotografia. Além da qualidade superior ao da lente do kit, ela vai te ajudar a melhorar a sua percepção de composição. Sem dúvidas a sua primeira lente prime vai ser inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima