Por que as câmeras são de liga de magnésio?

Nos lançamentos mais recentes, as fabricantes de câmeras profissionais, principalmente nos modelos mirrorless, estão cada vez mais, utilizando a liga de magnésio como principal elemento na composição das câmeras.
Pensando nesse “padrão” apresentado no mercado, reunimos alguns dos possíveis motivos que levaram o magnésio a ser um elemento tão presente na vida do produtor de conteúdo e fotografia.
Peso e Resistência
Talvez o principal motivo do uso de liga de magnésio nas câmeras esteja na menor densidade física, combinando ótima resistência do material, com um peso leve, principalmente, em comparação ao alumínio, muito usado em câmeras também.
Com um foco dos modelos mirrorless é ser compacta e leve, a liga de magnésio é uma ótima parceira nesse objetivo.

Resistência à Corrosão
Também voltada à resistência da câmera, a liga de magnésio é um material altamente resistente à corrosão, ou seja, o impacto do uso da câmera em ambientes mais úmidos é menor do que em relação ao alumínio.

Controle Térmico e Vedação
A liga de magnésio, por suportar altas temperaturas sem deformação, acaba garantindo um melhor controle térmico da câmera, principalmente, contra o calor, aumentando a resistência contra o superaquecimento do equipamento.
Outra vantagem está no seu acabamento superior, garantindo uma melhor vedação da câmera, essencial no combate contra a umidade e a poeira.

Extras
A liga de magnésio oferece outras qualidades, como uma melhor proteção contra ruídos eletromagnéticos e melhor absorção de vibrações, protegendo principalmente o sensor e os mais diversos componentes da câmera.
Pensando em sustentabilidade, a liga de magnésio é o metal mais leve que temos e é reciclável, e ainda por cima, ocupa a terceira posição de metal mais abundante, deixando com um custo-benefício melhor em relação a outros metais.
Conclusão
A alta presença da liga de magnésio nas câmeras atuais demonstra a busca das fabricantes em usar um elemento que apresente leveza, resistência, precisão e durabilidade, além de ser um metal mais “acessível” em questão de valores.
Sem dúvidas, até o momento, a presença do magnésio trouxe muitos benefícios aos usuários, ao mesmo tempo que ajuda nos objetivos dos fabricantes em questões financeiras e sustentáveis.