Câmeras DSLRs que marcaram época

A época “dourada” das câmeras DSLRs mudou para sempre a fotografia profissional e até mesmo a amadora. Esses câmeras, antes restrita mais para um público de estúdios e grandes produções, começaram a ser mais presentes nas mãos de entusiastas e criadores independentes.

Entre a abundante quantidade de modelos lançados nas últimas décadas, algumas câmeras DSLRs se destacaram pela inovação, versatilidade e impacto no mercado, principalmente de modelos da Canon e Nikon, que dominaram o mercado nessa época.

Pensando nisso, trouxemos quatro modelos que representam essa época e que representam marcos importantes entre as DSLRs.

Nikon D850

Nikon D850 representa o ápice de desempenho entre as câmeras DSLRs modernas. Com o seu sensor full-frame de 45.7 MP, retroiluminado, a D850 uniu uma resolução altíssima com a velocidade de uma câmera profissional, alcançando até 9 fotos por segundo com grip.

Essa combinação de qualidades permitiu que fotógrafos de paisagens, retratos e estúdio encontrassem as funções necessárias para eles em uma única DSLR. Por muitos usuários, a Nikon D850 é uma das DSLRs mais completas já produzidas.

Nikon D3

Lançada em 2007, aproximadamente 10 anos antes da Nikon D850, a Nikon D3 marcou uma etapa importante na história das câmeras DSLRs profissionais. O seu sensor de 12.1 MP entregava um desempenho impressionante em baixa luz para a época. Além disso, ela possuia uma velocidade de 9 fps e um autofoco extremamente confiável.

Esses foram alguns dos motivos que a tornaram uma das câmeras DSLRs favoritas entre fotojornalistas e fotógrafos de esportes, provando que consistência e desempenho contam mais do que apenas os megapixels.

Canon EOS 5D Mark II

Canon EOS 5D Mark II, lançada em 2008, três anos após a sua versão primária, revolucionou o mercado ao trazer o vídeo full-frame em qualidade 1080p para o público-geral. Essa introdução fez ela se tornar mais presente entre o público de videomakers e cineastas independentes, que buscavam qualidade de cinema em um equipamento mais acessível.

O sucesso da sua segunda versão fez a linha EOS 5D se tornar uma das mais bem sucedidas entre as câmeras DSLRs da Canon, com a terceira versão lançada em 2012 e a quarta em 2016.

Canon EOS 6D

Canon EOS 6D foi projetada e lançada para ser o modelo de porta de entrada para a linha full-frame de DSLRs da Canon. Mesmo com um autofoco considerado simples e apenas um slot de cartão, ela oferecia um excelente desempenho em baixa luminosidade, uma ótima qualidade de imagem e recursos interessantes como Wi-Fi e GPS.

Para muitos fotógrafos, a EOS 6D foi o modelo que abriu portas para migrar para uma câmera full-frame com custo-benefício ótimo. Cinco anos após o seu lançamento, em 2017 foi lançada a sua sucessora, a EOS 6D Mark II.

Conclusão

É claro que tiveram outros modelos de câmeras DSLRs que marcaram época, mas trouxemos a Nikon D850 e D3, ao representarem excelência técnica, qualidade e confiabilidade. Já a Canon 5D Mark II e 6D simbolizaram a inovação e acessibilidade, impulsionando novas gerações de criadores.

Mesmo com o avanço das câmeras mirrorless, o legado das câmeras DSLRs ainda se mantém fortes e influentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima