Edward Weston - Dica Histórica

Edward Weston, nascido Illinois, Estados Unidos, em março de 1886, é considerado um dos fotógrafos mais influentes do século XX, sendo um dos grandes “mestres” da fotografia moderna.
A sua forma de fotografar redefiniu a forma como o mundo via a fotografia artística, explorando a simplicidade, pureza nas formas e uma maior intensidade dos detalhes. Edward acreditava que a câmera podia revelar a essência dos objetos fotografados, desde pessoas até paisagens e elementos cotidianos.
Início na fotografia [1902-08]
Já aos 16 anos, Edward Weston ganhou a sua primeira câmera, presente de seu pai. Buscando explorar esse novo instrumento, começou a fotografar aos mesmo tempo que ia aprendendo sozinho, e essa primeira interação com a fotografia foi o suficiente para ele se apaixonar pela área e querer segui-la como carreira.
Em 1906, aos 20 anos se mudou para a Califórnia junto com sua família, mas retornou para a sua terra-natal em 1908, para estudar na Illinois College of Photography, iniciando os seus estudos formais antes de retornar ao estado da Califórnia.

Estúdo em Glendale [1911]
Após se casar em 1909, com Flora May Chandler, com quem ficaria casado até 1937, Edward Weston abriu um estúdio fotográfico na região de Glendale, na Califórnia.
Neste início ele se dedicou aos retratos, ainda seguindo os estilos da época, entretanto mesmo “preso” ao pictorialismo da sua época, Edward já demonstrava uma atenção maior aos detalhes e um olhar diferente do padrão.

Transição [Década de 1920]
Durante a década de 1920, Edward viajou ao México, onde viveu por alguns anos, e esse período acabou sendo relevante para o resto de sua carreira. Nessa época, Weston entrou em contato com artistas modernistas, como Diego Rivera e Tina Modotti, e após essa experiência começou a desenvolver um estilo mais direto e objetivo.
Ele abandonou o estilo do pictorialismo da época e abraçou um estilo mais puro, com linhas nítidas, luz intensa e forte contraste.

Grupo f/64 [1932]
Em 1932, Edward Weston, junto dos fotógrafos Ansel Adams e Imogen Cunningham, fundaram o Grupo f/64, um coletivo que defendia uma fotografia “pura”, sem manipulação, explorando melhor a nitidez e a profundidade de campo.
Esse movimento conjunto foi essencial para a consolidação da fotografia como uma expressão artística legítima.

Reconhecimento e Legado
Edward Weston produziu diversas imagens icônicas durante a sua carreira, e em 1937, foi o primeiro fotógrafo a receber uma bolsa Guggenheim, que permitiu com que ele pudesse viajar pelo Estados Unidos tirar as suas fotos.
O seu estilo fotográfico e inspiração perduram até hoje, servindo como uma base para a fotografia moderna, valorizando os detalhes e a autonomia dos fotógrafos.


