Annie Leibovitz - Dica Histórica

Annie Leibovitz é uma das fotógrrafas mais influentes da história, principalmente entre os nomes contemporâneos. Seu reconhecimento se deve pela transformação que ela causou nos retratos de celebridades ao tratá-las como obras de artes, com profundidade emocional e narrativa.

A carreira de Annie começou durante os anos 70, e se destacou por sua inovação estética, engajamento cultural e o impacto midiático de suas fotos. A mistura de técnicas de fotojornalismo com encenação artística tornou o estilo de Leibovitz único.

John Lennon e Yoko Ono [1980]

No dia 8 de dezembro de 1980, Annie Leibovitz foi a responsável por registrar a histórica foto de John Lennon nu abraçado com Yoko Ono, vestida, para a capa da revista Rolling Stone.

A imagem ficou ainda mais famosa por ter sido registrada apenas a algumas horas antes do assassinato do membro dos The Beatles. Essa foto é considaderada pela própria Annie, como a foto de sua vida.

Foto: Capa da Rolling Stone, 1980 - Annie Leibovitz

Demi Moore Grávida [1991]

Outra publicação de Annie que causou um grande impacto cultural foi a foto de Demi Moore na capa da Vanity Fair em 1991. A foto chamou a atenção por conta da Demi estar grávida de sete meses e nua na foto.

Essa capa desafiou os tabus sobre maternidade e nudez, sendo uma influência para a popularização dos ensaios fotográficos de gestantes.

Foto: Capa da Vanity Fair, 1991 - Annie Leibovitz

National Portrait Gallery [1991]

No mesmo ano da capa da Demi Moore, a Annie Leibovitz se tornou a primeira mulher e a segunda ainda viva, a ter uma exposição individual na National Portrait Gallery, em Washington, capital dos Estados Unidos.

O evento apresentou mais de 200 registros feitos por Annie, consolidando o seu status de renome internacional e a sua habilidade em fotografar figuras públicas.

Foto: John Cleese, National Portrait Gallery, 1991 - Annie Leibovitz

"Women" [1999]

Em 1999, Annie Leibovitz lança um livro em colaboração com a escritora Susan Sontag, chamado “Women”, uma coletânea de retratos que celebravam a diversidade e a força das mulheres.

Esse projeto incluiu retratos de juízas, artistas, atletas e mulheres “comuns”, demonstrando o poderoso panorama do papel das mulheres na sociedade contemporânea.

Rainha Elizabeth II [2007 e 2016]

Annie foi escolhida pelo reino Britânico para fotografar a Rainha Elizabeth II em duas oportunidades. As duas ocasiões foram em visitas oficiais da monarca aos Estados Unidos, em 2007 e 2016, a segunda sendo a ocasião do seu aniversário de 90 anos.

Esses retratos tirados por Leibovitz mostraram facetas “raras” de serem vistas, uma combinação de solenidade e intimidade.

Foto: Rainha Elizabeth II, 2007 - Annie Leibovitz

Presente e Legado

Atualmente, mesmo aos 75 anos, Annie Leibovitz continua atuante na fotografia e se tornou uma referência internacional no que se trata da sua capacidade de humanizar ícones culturais, que em muitos casos não são vistos pelas pessoas de forma mais íntima.

Graças à sua fama, foi produzido um documentário em 2007, entitulado, “Annie Leibovitz – A vida através das lentes”. Esse documentário de 1 hora e meia acompanhou o processo criativo de Annie, com experiências que ela teve durante a sua carreira, a fama e a vida familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima