Megapixels I Qual a sua importância?

Uma informação que sempre é acompanhada quando se trata de câmera são os MEGAPIXELS, entretanto, muita gente não tem o real conhecimento do seu impacto na imagem. Muitas vezes isso acaba causando a impressão de quanto mais megapixels se tem, melhor é a imagem.

Em muitos casos isso até pode ser verdade, mas nunca é apenas pelo impacto dos megapixels, mas também o que lhe acompanha. Então se liga nesse texto e veja mais sobre o que são os megapixels.

O que são os MEGAPIXELS?

O termo “megapixels” se refere à quantidade de pixels que a câmera pode capturar. Um megapixel é equivalente UM MILHÃO de pixels, que são os pontos de informação que compõem a imagem.

Como exemplo, a Sony A7 III possui 24.2 MP (24.200.000 de pixels), uma quantidade de pixels comum entre modelos de câmeras.

Foto: Sony A7 III, conta com mais de 24 milhões de megapixels em seu sensor BSI CMOS Full-Frame.

Detalhes da Imagem

Os megapixels são responsáveis diretamente pela captura dos detalhes da imagem, resultando em uma maior resolução. Essa função é muito importante para dois casos:

A impressão em grande escala, como pôsteres ou uma foto grande. Os MP também são importantes para o corte da imagem, essencial na pós-produção, para poder realizar cortes na imagem sem perder a nitidez.

Armazenamento

Por utilizar mais megapixels na imagem, resultando em mais informações capturadas, será necessário a utilização de cartões de memória com mais espaço de armazenamento e com mais velocidade de captura. A velocidade é por conta de uma maior necessidade de acompanhamento do processador.

Gravação de Vídeo

Em produções de vídeo, o impacto dos megapixels é bem menos importante, visto que a qualidade de vídeo suportada é o que realmente importa.

Câmeras com MP “normais” já podem gravar tranquilamente em 4K, visto que é necessário apenas 8 MP para alcançar essa qualidade.

As principais necessidades para alcançar uma boa qualidade de imagem em vídeo vai depender mais do sensor, a taxa de quadros e bitrate.

Tamanho do sensor

O que realmente importa para que os megapixels sejam utilizados ao máximo é o tamanho do sensor da câmera. O sensor é responsável por captar a luz que gera a imagem, então por conta dele que os megapixels conseguem imagens mais nítidas e detalhadas.

Para ter uma visão geral da maior importância do sensor em relação aos megapixels, a imagem é muito melhor em um sensor grande com cerca de 12.0 MP do que uma câmera com sensor menor, mas que conta com 24 MP.

Uma quantidade “exagerada” de megapixels em um sensor pequeno pode gerar mais ruído na imagem, ficando mais evidentes em situações de menor luminosidade.

Conclusão

A conclusão é clara, os megapixels são importantes no resultado da imagem, mas não são os únicos fatores que determinam a qualidade da imagem. A sua importância é maior para usuários que imprimem em grandes formatos ou que precisam de maior flexibilidade em cortes de imagem.

De “resto”, os usuários não dependem ao máximo do megapixel, outras ferramentas e funções são mais relevantes. E caso tenha gostado de conteúdo, abaixo temos um vídeo falando mais sobre os megapixels, mas agora explicado pelo professor e fotógrafo Armando Vernaglia Jr. no canal do YouTube da Detona, confira!

ÍNDICE RÁPIDO

POSTAGENS RECENTES

VEJA MAIS NO YOUTUBE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima