Filtros de Lentes I Para que serve?

O filtro para lente fotográfica pode ser utilizado em diversas ocasiões, desde para controle de luminosidades, até para criar efeitos nas imagens que seriam muito mais complexas de se fazer na pós-produção e quem alguns casos até mesmo inviáveis.

Então vamos saber mais como funciona os filtros de lentes e quais os modelos mais comuns que você encontra as pessoas utilizando.

Como funciona?

Normalmente, o filtro é colocado à frente da lente, e tem como objetivo controlar de certa forma a luz que chega ao sensor da câmera. Os métodos que esses filtros podem fazer são diversos, desde ampliar ou diminuir a intensidade, até mudar a posição da entrada da luz ao sensor.

Apesar de existirem diversos tipos de filtros, os mais comuns de serem adquiridos por fotógrafos e produtores de vídeo são:

  • Filtro de Densidade Neutra (ND)
  • Filtro Polarizador (CPL)
  • Filtro Ultravioleta (UV)

Filtro de Densidade Neutra (ND)

Como o próprio nome deixa explicito, o objetivo principal do filtro ND é manter o aspecto neutro nas cores das imagens, atuando apenas na redução da quantidade de luz presente na imagem, funcionando de forma semelhante a um óculos escuros.

Com essa entrada menor de luz, o fotógrafo ou produtor de vídeo consegue ter um controle melhor nas outras funções da câmera, como o obturador, dando um desfoque melhor no fundo, além de outros efeitos que podem ser explorados.

É importante se atentar a “força” dele, na hora que for adquirir o seu filtro ND. Essa especificação impacta diretamente na restrição de luz que atuará na sua imagem. Normalmente a nomenclatura em ND2, ND4, ND8, etc., sendo que maior o número, maior será a restrição de luz, sendo equivalente a um F-Stop, cada vez que vai aumentando a potência do filtro.

Existem também os filtros ND variáveis, que normalmente tem a sua potência controla por um anel ao redor do filtro. Em sua maioria ele varia entre dois nível de filtro. Apesar da qualidade não ser igual ao de um fixo, é uma excelente opção para ter mais de uma opção de impacto com apenas “um” filtro.

Filtro Polarizador (CPL)

Diferente do filtro ND, o filtro polarizador não bloqueia a luz “geral” da imagem, e sim, apenas as luzes polarizadas, daí que surge a denominação do filtro, onde nada mais é do que a luz refletida pelo ambiente, que às vezes é mencionada como “brilhos”. 

Normalmente, os filtros polarizadores possuem um anel de controle, onde pode definir a intensidade de polarização que deverá ser bloqueada. Além de que em posições a 90° do sol, ele estando a direita ou esquerda, o efeito se torna mais visível.

Como podemos ver na foto acima, o céu é um alvo que o filtro polarizador se torna mais perceptível, mesmo que em um nível mais “fraco” de intensidade. A água e arco-íris também são bem receptíveis aos efeitos do filtro.

Para efeito de comparação, os resultados feitos pelos filtro polarizador é tão difícil de ser replicado, que mesmo em grandes programas de edição, o resultado nunca é idêntico ao do filtro.

Filtro Ultravioleta (UV)

O filtro ultravioleta tem um impacto maior nas câmeras mais antigas, que possuem uma sensibilidade maior a luz UV, retirando um pouco da luz azulada que apareciam nas imagens, causadas pelos raios UVs.

Entretanto, com a modernização dos sensores das câmeras, a sensibilidade com o UV foi diminuída, porém com o seu impacto mínimo na imagem, o filtro UV se tornou uma opção de proteção a sua lente. Sendo muito menos sensível a poeira, sujeira, galhos, gotas, do que o vidro da sua lente. Por conta disso, muitas pessoas deixam o filtro “permanentemente” na lente.

Obviamente, filtros UVs de baixa qualidade, extremamente mais baratos, podem diminuir um pouco a qualidade da imagem, mas nada muito grave.

Outros Filtros

Esses filtros citados, são os mais comercializados e utilizados pelos fotógrafos e produtores de vídeo, já que eles podem ser utilizados em diversas ocasiões. Entretanto existem outros tipos de filtro, que podem se dizer, que são para ocasiões mais específicas como por exemplo, o filtro noturno, que diminui a “poluição” luminosa durante a noite, e o filtro BW (Branco-Preto), que potencializa as imagens tiradas em preto e branco.

Conclusão

Os filtros de lentes são uma excelente companhia para todo fotógrafo ou produtor de vídeo, sendo excelentes para diversas situações. Então se estiver pensando em incorporar filtros de lentes para sua galeria de equipamentos, a Detona Shop possui diversas opções para as suas lentes, basta acessar www.detonashop.com.br

ÍNDICE RÁPIDO

POSTAGENS RECENTES

VEJA MAIS NO YOUTUBE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima