O que é LUT? I Para que serve?

Nem sempre a tonalidade das cores das nossas imagens está no “ponto” ideal para os nossos gostos. Para isso é muito importante a presença do LUT, e para quem está chegando agora no universo da cinematografia e da fotografia, esse texto vai ajudar a fazer você entender o que é essa ferramenta tão “valiosa” para o profissional.

O que é LUT?

O LUT (Look-Up Table) é uma ferramenta presente e utilizada, principalmente, na pós-produção ou em câmeras mais modernas, com o intuito de manipular as cores das imagens.

Em resumo, o LUT é uma tabela pré-definida que identifica as cores que estão na imagem e aplica uma aparência na imagem para que a deixe de forma consistente e precisa. No geral, existem dois tipos de LUTs, que são o de VISUALIZAÇÃO e o de CONVERSÃO.

LUT de Visualização

Também conhecido como LUT de monitoramento, ele é aplicado enquanto ocorre a gravação, mas não afeta o resultado final do arquivo.

Mais presente em filmagens, ele tem o objetivo de aproximar o resultado ao vivo com o resultado final depois da pós-produção. Serve como um “preview” do resultado final.

LUT de Conversão

Também conhecido como LUT de correção, ele costuma ser utilizado já na pós-produção. O objetivo dele é de alterar as características das cores da imagem.

Ele é ideal para gravações em LOG, e para os profissionais que buscam dar um “teor” na cena, mexendo nas características das cores.

Funções

No geral, o LUT tem três funções bem estabelecidas. A de corrigir as cores da imagem, buscando um resultado mais agradável.

A de criar um estilo para a imagem, algo que é mais difícil de atingir sem uma pós-produção dedicada. Por exemplo, passar um tom mais dramático para a cena.

E oferecer uma consistência, basicamente para que uma sequência de imagens tenha um padrão entre elas, mesmo ao utilizar equipamentos diferentes e em momentos naturais diferentes.

Conclusão

Pode concluir que o LUT é uma ferramenta para quem busca um resultado mais específico e que seja mais difícil alcançar sem o poder da pós-produção. O impacto sobre o resultado final vai depender muito do gosto do usuário, existem LUTs mais “suaves” e que apenas dão uma “corrigida” nas cores da imagem.

Abaixo tem um vídeo review sobre a Sony FX30, uma câmera compacta de cinema e que oferece o opção de importar LUTs para ter uma visualização prévia ou já aplicar no resultado final.

ÍNDICE RÁPIDO

POSTAGENS RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima