O que é Flare?

Para quem já fotografou ao ar livre, na sua maioria, contra a luz do sol, possivelmente se deparou com manchas de luz ou perdas no contraste das imagens. Esse efeito causado é chamado de Flare.
Apesar de que na maioria dos caso ele seja um efeito indesejado, ele também é usado de forma criativa nas composições da imagem. Neste texto, vamos buscar entender de forma mais profunda o que é esse efeito e como é causado, além dos seus tipos e como utiliza-lo (ou evita-lo) à seu favor.
O que é o Flare?
O flare é um fenômeno óptico que ocorre quando uma forte fonte de luz, como sol e holofotes, vão diretamente na lente da câmera, ocasionando reflexos internos nos elementos da lente.
O resultado desses reflexos podem ser percebidos em manchas de luz, halos, ou até mesmo na perda do contraste da imagem, afetando diretamente a nitidez e a fidelidade das cores nas imagens.

Variações do efeito
Existem dois tipos de flare na fotografia, um deles o resultado são formas geométricas translúcidas, principalmente circulos, normalmente seguindo a linha da luz presente na imagem.
O outro tipo é conhecido como “flare de véu”, ele possui um efeito mais sutil. O resultado visto é a queda de contraste ou um tipo de “névoa esbranquiçada” que cobre boa parte da imagem.

O que influencia o flare?
Existem alguns fatores que aumentam as chances de ocorrer o flare nas suas imagens. Por exemplo, a qualidade da lente pode influenciar no flare, principalemente modelos que possuem maior número de elementos ópticos e uma menor qualidade no sistema antirreflexo.
Outras influências como a direção da luz e a utilização do para-sol são relevantes na presença ou não do flare.

Utilização criativa
Um fato curioso sobre o flare é que muitos usuários utilizam o efeito de forma intencional para que consigam oferecer uma forma diferente de composição e perspectiva na imagem.
Abaixo você pode conferir o nosso vídeo no YouTube contando dicas de como tirar ótimas fotos em eventos, uma das áreas mais populares entre os profissionais.