O que é Aberração Cromática?
Um dos termos que mais são vistos como “problema” no mundo do audiovisual, podemos dizer que é a “Aberração Cromática”, o próprio termo já remete ao problema. Então nesse texto você vai descobrir qual é o significado de fato desse termo.
O que é "Aberração Cromática"?
A aberração cromática é um defeito visual que ocorre nas lentes fotográficas, ele se manifesta como bordas coloridas em volta dos objetos, normalmente em situações de alto contraste.
Esse fenômeno é causado por conta da incapacidade das lentes em fazer com que a luz de diferentes comprimentos de onda (cores) se concentrem no mesmo ponto ao passar por elas, devido à dispersão da luz. A aberração pode ser classificada em dois tipos diferentes: LONGITUDINAL e LATERAL.
Aberração Longitudinal
A aberração cromática longitudinal, que também é conhecida com aberração axial, ocorre quando as diferentes cores da luz não se concentram no mesmo plano focal aos passar por uma lente. Isso acaba resultando em um desfoque e “linhas” (halos) coloridos ao redor do objeto na imagem.
Este tipo de aberração ocorre quando cada cor da luz tem um índice de refração ligeiramente diferente ao passar por algo, como o vidro. Isso significa que a lente não consegue “focar” todas as cores em um mesmo ponto.
O efeito mais comum da aberração cromática longitudinal é a presença de halos coloridos, sendo mais comuns nas cores azul e vermelho, ao redor de objetos fora de foco. Isso é mais visível em áreas com um alto contraste, como um objeto branco contra um fundo preto.
Aberração Lateral
Já a aberração cromática lateral, também conhecida como transversal, ocorre quando as diferentes cores da luz são desviadas para diferentes posições na imagem ao passar por uma lente. Ao contrário da longitudinal, a aberração cromática lateral não afeta o plano de foco, mas causa desvio das cores laterais.
Ela age nas bordas da lente, a luz de diferentes cores é refratada em ângulos ligeiramente diferentes, o que faz com que as cores sejam projetadas em diferentes posições no sensor de imagem ou no filme.
O efeito mais comum da aberração cromática lateral é a presença de “franjas” coloridas (geralmente verde e magenta) nas bordas dos objetos, especialmente nas extremidades da imagem. Essas “franjas” são perpendiculares à direção do contraste, com cada cor sendo desviada em direções opostas.
Conclusão
Entender a aberração cromática é crucial para fotógrafos que buscam alta qualidade de imagem. Pode ser minimizada ao escolher lentes de qualidade e corrigida na pós-produção. Além disso, a aberração cromática pode ser utilizada de forma criativa, dependendo do efeito desejado pelo fotógrafo.
E se você está procurando uma lente para adicionar no seu cartel, acesse o site da Detona Shop e adquira o seu equipamento por um dos melhores preços do mercado.