Principais lançamentos de câmeras em 2025
O ano de 2025 foi agitado no mundo da fotografia e do audiovisual! As grandes marcas trouxeram novidades que mexeram com o mercado, desde câmeras de entrada até modelos mais avançados. Por isso, preparamos um resumo rápido e direto dos principais lançamentos de Fujifilm, Canon, Sony, Nikon e Panasonic Lumix nesse ano que está acabando.
Canon
A Canon seguiu firme nos investimento nos modelos mirrorless da linha EOS R, trazendo atualizações de modelos com a EOS R50 V e a EOS R6 Mark III. Além disso também trouxe ao mercado modelos como a EOS C50, novo modelo de cinema compacto da marca, e a Powershot V1, novo modelo para a linha compacta da marca.
A principal novidade tecnológica foram na C50 e R6 Mark III, com a introdução do Open Gate, e novidades na linha V, que antes possuia apenas a V10.
Fujifilm
Manteve o foco em trazer modelos com o aspecto retrô e com a colorização clássica da marca, entretanto modelos como a X-E5, mostram que a Fujifilm começou a investir mais na linha de vlog compactas, como a X-M5 em 2024.
A Fuji também trouxe novidade na sua linha de compactas de lente fixa, outra linha que a empresa parece se interessar em investir cada vez mais. Esse ano ela trouxe a X Half e a GFX100RF. Para a sua linha X-T, apenas a X-T30 III é novidade, com atualizações que deixaram o modelo ainda mais versátil para vídeo e foto.
Lumix
Esse ano de 2025 foi um ano que a Panasonic investiu em lançamentos de câmeras mais avançadas, visto os lançamento da Lumix S1RII, S1 II e S1 IIE. Esses modelos além de ampliarem o leque de opções aqui no Brasil, trouxeram novidades tecnológicas interessantes para vídeo e foto, principalmente se tratando de velocidade de captura e resolução.
Além desses lançamentos, a Lumix focou em trazer atualizações de software para os modelos que já tinham, como a S5 IIX e no seu app Lumix Lab.
Nikon
Para esse ano de 2025, a Nikon focou em atualizar a Z5 II, melhorando o seu modelo de transição para as full-frame. Entretanto, a grande novidade da Nikon para esse ano foi a Nikon ZR, o primeiro modelo lançado em parceria com a RED, após a Nikon adquiri-la no início deste ano.
Essa primeira câmera fruto da parceria mostrou que a Nikon tem interesse em investir cada vez mais nas suas qualidades voltadas para vídeo, visto também algumas atualizações presentes na Z5 II.
Sony
Por fim, a Sony nesse ano focou mais nos seus lançamentos em lentes, mas não que isso impediu que eles trouxessem novidades para as suas câmeras. A primeira foi a nova Sony FX2, um novo modelo de cinema compacto, e que ocupará uma lacuna entre a FX3 e a linha avançada da marca.
Outro lançamento já foi mais para o final do ano, mas foi finalmente lançada a Sony A7 V, a esperada atualização da linha de entrada dos sensores full-frame da marca, com algumas mudanças interessantes, mas que manteve muitas qualidades já presentes na A7 IV.

