Filtro ND: Suas produções em nível de cinema

Os seus vídeos estão sofrendo com o aspecto do sol forte em produções na rua? Então vamos te apresentar o acessório que perfeito para essa situação, o Filtro ND.

Além de oferecer a proteção contra a luz do sol, ele vai te dar mais opções cinematográficas para as suas produções, como usar uma velocidade de obturador mais lenta mesmo de dia. Vamos entender mais como o filtro ND vai te ajudar?

Por que usar um filtro ND?

Na fotografia, a velocidade do obturador serve para congelar ou borrar o movimento. Já para vídeo, o movimento é totalmente influenciado pelo obturador, e para isso existe a Regra dos 180 graus.

Essa regra diz que a velocidade do obturador deve ser o dobro da taxa de quadros (FPS). Ou seja, se for uma produção Padrão Cinema, a 24 FPS, o obturador deve estar em 1/50s. O padrão de TV/Web em 30 FPS, deve ter uma velocidade em 1/60s. Em câmera lenta a 60 FPS, a velocidade deve ser em 1/125s.

O filtro ND se faz necessário, pois uma velocidade 1/50s a 24 FPS, o padrão cinematográfico, permite muita captação de luz, “estourando” a imagem. O filtro ND corta essa quantidade de luz e permite até mesmo um efeito bokeh mais marcante.

Filtro ND Fixo vs Variável

Existem dois tipos de filtro ND no mercado, o tipo FIXO e o tipo VARIÁVEL. O modelo fixo mantém a densidade constante do filtro, por exemplo, um modelo ND8 reduz a luz em três stops. A vantagem desse modelo é que ele oferece uma melhor qualidade de imagem e cor, porém, ao mesmo tempo, será necessário ter outros modelos de filtro dependendo da situação de luminosidade.

Já a versão variável, está cada vez mais se popularizando entre os videomakers, visto que ela é extremamente versátil e cobre uma grande faixa de densidade (ND2 a ND400). Ela é composta por dois vidros polarizadores que giram um contra o outro, permitindo o ajuste de forma contínua.

A grande desvantagem do filtro variável é que é mais caro, e que os modelos de marcas de menor qualidade podem conter uma alteração na cor, dando mais trabalho na pós-produção.

Conclusão

Podemos concluir que o filtro ND não é apenas um luz, é uma necessidade para quem leva a sério a produção de vídeo. Ele é a ferramenta que te liberta para usar as configurações de câmera que garantem o visual cinematográfico, independentemente do quão forte o sol esteja lá fora.

Se você quer parar de lutar contra a luz e começar a criar vídeos com movimento suave e profissional, pare de adiar e invista em um bom ND. Seu material vai agradecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima