Canon V1 vs Canon G7X Mark III - Qual é melhor?

Recentemente tivemos o lançamento da Canon Powershot V1, uma nova câmera que substituirá definitvamente a Canon Powershot G7X Mark III, um sucesso de longos anos no que se tratava de câmera compacta.
Pensando nessa mudança, resolvemos trazer as principais diferenças entre os dois modelos e se de fato a V1 chegou para tomar o lugar da G7X Mark III.
Resumo: Canon Powershot V1
A Canon PowerShot V1 se destaca pelo seu novo sensor Type 1.4 de 22,3 MP, com proporção 3:2 e tamanho semelhante ao Micro 4/3, porém mais largo. Na gravação de vídeo, consegue oferecer 4K/60p (com crop) e 4K/30p com uso total do sensor, além de uma opção de sobreamostragem em 5.7K.
Um de seus diferenciais é a gravação contínua em 4K/60p por até 2 horas, graças ao sistema de resfriamento com ventoinha e dissipador de calor.

Resumo: Canon Powershot G7X Mark III
Lançada em 2019, a Canon G7X Mark III conta com um sensor de 1″ de 20 megapixels, acompanhado de processador DIGIC 8. A sua lente de 24‑100 mm f/1.8‑2.8, estabilização de até 3 stops, tela flip-touchscreen e entrada de microfone tornam o modelo popular entre vloggers. Grava em 4K/30p (limitado a 10 min) e HD 120 fps.
Mesmo com autofoco por detecção de contraste e leve “hunting” em vídeo, ainda continua muito procurada, principalmente em comunidades de produtores de conteudo.

Gravação de Vídeo
A Canon V1 grava em 4K/30 fps sem limite de tempo graças à ventilação ativa, além de oferecer opções de 120 fps e 4K/60p (cropado) com limite de minímo de 2 horas. Ela também contém um filtro ND integrado e conexões profissionais (microfone, fone, HDMI). Em vídeo, se beneficia do autofoco avançado Dual Pixel via Canon Mirrorless.
Já a Canon G7 X Mark III grava em 4K/30 fps com limite de aproximadamente 10 minutos, captura em HD/120 fps e possibilita livestream via YouTube, mas ainda usa Autofoco por contraste, menos fluido em movimento.

Fotografia
O sensor maior (1.4″) presente na Canon V1 proporciona uma melhor faixa dinâmica, controle de profundidade de campo e disparo contínuo de até 30 fps (eletrônico).
Já a G7 X III, com lente f/1.8–2.8, destaca-se em condições de pouca luz e retratos, produzindo imagens nítidas e com bom desfoque no fundo. Entretanto, o seu sensor de 1″ limita o desempenho frente ao da V1.

Design e Extras
Com um ar mais profissional, a V1 traz um corpo mais robusto e com grip confortável, tela articulada, sapata para flash externo, refrigeração ativa e roda de controle física. Entretanto, não possui flash embutido e nem vedação contra intempéries.
Enquanto isso, a Canon G7 X Mark III, por sua vez, é compacta, leve, incorpora flash embutido, Wi‑Fi/Bluetooth e modos manuais, mas carece de entrada para fone, hot‑shoe e sistema de resfriamento.

Conclusão
Podemos concluir que são dois modelos compactos e que trazem qualidade mesmo com “pouco espaço”, mas se for pra destacar uma área para cada modelo, a Canon V1 é mais recomendada para produções um pouco mais profissionais e usuários que buscam um foco em vídeos.
Já a Canon G7X Mark III é mais recomendada para quem busca uma câmera muito mais compacta, cabendo até no bolso de uma calça, e para usuários que buscam utilizar de forma mais casual para fotos, ainda mais com a crescente das voltas das powershots (cybershots).