Araquém de Alcântara - Dica Histórica

Araquém de Alcântara é um dos nomes brasileiros mais renomados na questão de fotógrafos, muito conhecido pelos seus trabalhos ligados à natureza, cultura popular e aos povos tradicionais.
Nascido em Florianópolis, em 1951, Araquém inciou a sua carreira durante a década de 70, e até os dias de hoje, se dedica à registrar a beleza e complexidade do Brasil, com uma visão poética, engajada e comprometido com a causa de preservação ambiental.
Registros das Unidades de Conservação
Um dos grandes projetos da carreira de Araquém foi a documentação de todas as Unidades de Conservação no Brasil. Ele foi pioneiro entre os fotógrafos à realizar esse feito, viajando por décadas por todo o Brasil e registrando os mais diferentes biomas.
Essa “aventura” resultou em livros e exposições que tinham como objetivo, ampliar a consciência ambiental no Brasil e no exterior.

"TerraBrasil" [1998]
Em 1998, Alcântara promoveu o lançamento de seu livro “TerraBrasil” e se tornou um divisor de águas em sua carreira. A obra imediatamente se tornou um clássico da fotografia nacional, chamando a atenção pela reunião de imagens muito impactantes em diversos pontos do país.
O livro não apenas revelou a sensibilidade artística do Araquém, mas também o consolidou como referência internacional na questão de fotografia de natureza. A importância de seu livro é tão grande, que ele é considerado um dos mais importantes livros fotográficos sobre o Brasil já produzido.

National Geographic
Outro momento em que Araquém foi pioneiro, foi o momento em que ele foi convidado a colaborar com a revista do National Geographic, sendo o primeiro brasileiro a realizar essa colaboração.
Essa parceria foi muito relevante na ampliação do alcance das obras dele, essencial na projeção internacional da riqueza natural e cultural brasileira.

"Brasileiros"
Nos anos mais recentes, Araquém de Alcântara voltou a focar em fotografias sobre o povo brasileiro, principalmente aqueles mais “esquecidos” pelas mídias. O projeto “Brasileiros” tem como objetivo documentar a vida de trabalhadores, índigenas, pescadores, ribeirinhos e sertanejos.
Araquém busca registrar não apenas os seus rostos, mas também as suas histórias e cotidianos. E mesmo com 74 anos, Araquém reafirma o seu compromisso com um estilo de fotografia mais emocionante, e que denuncia e valoriza a essência de seu país.
Abaixo você pode conferir mais algumas fotos que acompanharam a carreira de Araquém de Alcântara:



