Adolpho Veloso vence prêmio de melhor direção fotográfica no Critics Choice Awards
Em uma premiação que muito chegou aos holofotes pela vitória em Melhor Filme Estrangeiro, da produção brasileira “Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, “pouco” chamou a atenção a vitória brasileira de Adolpho Veloso, como melhor Direção Fotográfica.
Quem é Adolpho Veloso?
Adolpho Veloso é um diretor fotográfico nascido em São Paulo, mas que no momento vive em Portugal. Aos 36 anos, foi convidado para a produção de “Sonhos de Trem”, filme da Netflix (inclusive já disponível no streaming), e dirigido pelo diretor Clint Bentley.
Em sua carreira, ele produziu para os mais diversos meios do audiovisual, como curtas, documentários, clipes que repercutiram no Brasil, como “Ameianoite”, feat entre Pabllo Vittar e Gloria Groove, e “Diamantes, lágrimas e rostos para esquecer”, de BK. Ele também participou de produções cinematográficas brasileiras, como “Tungstênio” (2018), em parceria com Heitor Dhalia, e “Rodantes” (2021), de Leandro Lara.
Morando em Portugal desde 2019, ele dirigiu a fotografia do drama “Mosquito” (2020), de João Nuno Pinto. Recentemente, ele também finalizou as gravações do filme “Remains”, nova produção do renomado diretor M. Night Shyamalan e estrelado pelo ator Jake Gyllenhaal.
Vitória no Critics Choice Awards
Nas palavras do próprio Adolpho, a vitória na premiação, uma das maiores do circuito e a maior de sua carreira, foi muito “surpreendente”. Ao ser escolhido como melhor diretor fotográfico, ele desbancou nomes importantes, como Michael Bauman (“Uma batalha após a outra”), Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”), Lukasz Zal (“Hamnet: A vida antes de Hamlet”), Dan Laustsen (“Frankenstein”) e Claudio Miranda (“F1: O filme”).
Pelo filme “Sonhos de Trem”, Adolpho Veloso também está entre os finalistas no Film Independent Spirit Awards, outra importante premiação, e está entre os 16 nomes pré-indicados ao Oscars 2026, com altas chances de estar entre os 5 finalistas segundo os meios especializados. A divulgação dos nomes finais será feita no dia 22 de janeiro de 2026.
Enredo "Sonhos de Trem"
O filme é a adaptação do livro com o mesmo nome, escritor por Denis Johnson. A história conta a narrativa de Robert Grainer (Joel Edgerton), um lenhador que trabalha na expansão da malha ferroviária nos Estados Unidos, ainda no início do século XX. Pela sua responsabilidade no trabalho, ele é “obrigado” a ficar longos períodos afastado da esposa (Felicity Jones) e da filha.
O trabalho de Adolpho é mostrar a caminhada de Robert Grainer em um estilo visual que mescla a ficção com documentário.
