Lente Normal vs Lente de Cinema
Por que existem lentes de cinema, e quais as principais diferenças em relação ao modelos tradicionais de lentes que encontramos no mercado? É isso que iremos desenvolver nesse texto, e já adianto que o grande difencial está no foco das lentes.
T-Stop vs F-Stop
Esse é um dos diferenciais que logo nos percebemos em relação à lente de cinema. O tradicional F-Stop é a medida do quanto a abertura da lente permite de entrada de luz. Já o T-Stop, presente nos modelos de cinema, são uma medida real da quantidade de luz que está chegando no sensor da câmera.
Mesmo com a abertura igual em dois modelos de lentes de marcas ou linhas diferentes (ex. F/1.8), o resultado pode sair com diferenças na imagem. Enquanto no T-Stop, não importa a marca, nem a linha, o resultado será idêntico.
Anel de Foco
A lente de cinema possui um anel de foco com um movimento muito mais amplo, geralmente, por volta dos 270 a 300 graus. Essa amplitude permite que o operador de foco possa realizar ajustes de forma extremamente suave e fina, perfeito para transições de cenas.
Além disso, a maioria dos modelos de cinema possuem um anel de foco engrenado, permitindo o uso de sistemas de follow focus, que são equipamentos que ajudam a equilibrar o foco com precisão. Segue um exemplo abaixo:
Focus Breathing
O Focus Breathing é um efeito colateral indesejado presente em muitas lentes fotográficas. Esse efeito é uma pequena mudança no ângulo de enquadramento da imagem ao mudar o foco, parecendo que acontece um zoom o ganhando um respiro na imagem.
A lente de cinema é construída pensando em eliminar ou limitar ao máximo o focus breathing. Essa “proteção” permite que ao mudar o foco de algo próximo para algo distante, o enquadramento continua o mesmo.
Cliques de Abertura
Nos modelos de lentes fotográficas que possuem um anel de abertura do diafragma, eles fazem um “clique” ao trocar o número do F-Stop. O que para fotografia, não tem um impacto direto, mas para vídeo durante a cena, é bem impactante.
Nas lentes de cinema esse clique não acontece, deixando o movimento muito mais fluído e sem impacto de movimento na lente.
Qual escolher?
Para fotógrafos, criadores de conteúdos para redes, videomakers amadores, uma lente “normal” vai realizar com perfeição o seu propósito, e ainda terá um custo bem mais em conta. Os modelos mais modernos, já possuem funcionalidades mais próximas aos das lentes de cinema.
Entretanto, para grandes produções cinematográficas, ainda é mais recomendado utilizar lente de cinema, principalmente pelos motivos que listamos acima.
