O que levar em uma expedição na Antártida?
A experiência de uma expedição na Antártida são poucos fotógrafos que tiveram a oportunidade de realizar. E recentemente, o fotógrafo Chang W. Lee, do New York Times, partiu para uma série de reportagens sobre as expedições no meio do gelo, inclusive indo em um navio quebra-gelo.
Um dos conteúdos produzidos foi quais os equipamentos Chang está levando para esse período na Antártida, e ele relatou alguns motivos e mostrou a mala de equipamentos que ele está levando. Juntando com essa reportagem e outras matérias, vamos juntar e fazer uma “lista” do que levar para quem sabe quando você for fotografar em uma expedição como essa.
Câmeras
No vídeo ele destacou as diversas câmeras de ação que levou na sua mala, inclusive chamando a atenção para uma Insta360 Ace Pro 2, que ele usa para captar em ambientes mais difíceis, e deixa preso em um suporte com imã.
Além disso, ele mostra que levou 5 câmeras mirrorless da linha Alpha da Sony, sendo 4 full-frame (o que aparenta ser a Sony A1) e uma APS-C (que parece ser uma Sony A7C).
Lentes
No vídeo que Chang mostra, ele não destaca algum modelo de lente em específico, entretanto dá para perceber que ele priorizou levar modelos zoom, desde 16-35mm, 24-70mm até grandes teleobjetivas. Essa escolha por modelos zoom se deve pela variedade de distâncias e enquadramentos que ele vai encontrar em apenas um momento.
Drones
Essa parte dos equipamentos Chang destacou a importância de levar mais de um modelo para a expedição na Antártida. Ele menciona que usará um DJI MINI 5 PRO, para fazer as imagens próximas ao navio quebra-gelo, onde a distância não é um empecilho.
Agora para captar imagens mais distantes do navio, ele optou por utilizar o DJI MAVIC 4 PRO, um modelo mais potente, que conseguirá lidar melhor com as fortes rajadas de vento durante a expedição, além de conseguir uma distância maior.
Áudio
Na parte de áudio, Chang demonstra que utilizará disparadores via áudio, e que deixará vários espalhados pelo navio, juntamente de modelos de câmeras de ação, para não perder as imagens de um iceberg quebrar, por exemplo.
Além disso, ele levou microfones sem fio, para captação de entrevistas e falas dele mesmo, e gravadores de áudio para sons externos.
Acessórios
É óbvio que para uma expedição na Antártida ou semelhante, será necessária uma grande quantidade de acessórios, para servir em diversas situações. Desde baterias e cartões de memórias extras, até cases para mergulho, ventosas e suportes de imãs.
Um notebook potente também é necessário para poder trabalhar essas imagens, desde para exportar do cartão até envios e edições.

