Lançamento Sony RX1R III

Nesta tarde de terça-feira, a Sony anunciou a mais nova Sony RX1R III, uma mega atualização da cyber-shot RX1R II, lançada em 2015, quase 10 anos atrás. Além de remodelar um sucesso passado, a Sony trouxe diversas novidades tecnológicas nesse seu novo modelo compacto de lente integrada.
Nesse texto vamos trazer as principais novidades que estão presentes na Sony RX1R III:
Design e Ergonomia
Apesar de ser um modelo compacto a Sony RX1R III não mantém o formato tradicional das cyber-shots. Composta por um corpo de liga de magnésio, ela garante resistência e leveza, já o seu novo layout da lente foi ajustado com micro-precisão, melhorando o manuseio.
No corpo da câmera, ela também conta com anel de abertura e um seletor dedicado para alternar entre modo macro e foco normal, com distâncias mínimas de 20cm e magnificação de até 0.26x.
A RX1R III também conta com um visor XGA OLED, uma tela LCD touch e articulada, que conta também com a utilização vertical do menu e ferramentas na tela. Outro detalhe presente em seu corpo é o dial de controle de compensação de exposição, oferecendo um controle muito mais prático e versátil.

Sensor e Processamento
A Sony RX1R III utiliza um sensor de 35mm full-frame retro-iluminado com 61 megapixels de resolução, e combinado com o excelente processador BIONZXR, consegue garantir uma qualidade de imagem excepcional, com uma captura mais eficiente de texturas, cores e até tons de peles mais realistas, além de oferecer um melhor controle de ruído, mesmo em níveis de ISO mais altos.

Foco Automático
O processador BIONZXR presente na RX1R III ainda possui uma unidade extra de processamento impulsionado por IA, o que reflete diretamente no alto desempenho do sistema de autofoco.
A Sony RX1R III utiliza um sistema de detecção por fase, composto por 693 pontos, cobrindo aproximadamente 78% da imagem. Ela conta também o rastreio em tempo real, que com a ajuda da IA, consegue distinguir humanos, animais, pássaros, insetos, carros, trens e aviões, e com modos de prioridades (automático geral, entre animais/pássaros, humanos/animais, por exemplo).
Outra grande influência do processador no autofoco é o desempenho positivo do sistema mesmo em ambientes bem escuros (em até EV -4.0).
Sobre a lente
A Sony RX1R III possui uma lente fixa Zeiss Sonnar T* com abertura de F2.0, capaz de entregar muita qualidade e versatilidade. Ela possui uma distância fixa de 35mm, entretanto a própria câmera possui três modos para que a lente possa “alcançar” novas distâncias, mesmo sendo fixa.
Nesse modo, a lente oferece a opção de recortes no sensor para ganho de zoom, então no primeiro modo possui o clássico 35mm com 60 megapixels de resolução, em seguida temos o 50mm com 29 MP e por último temos o 70mm com 15 MP. Abaixo um exemplo do “recorte” na imagem:

Data de Lançamento
Apesar de não ter uma data EXATA, a Sony anunciou que ainda neste mês de julho a Sony RX1R III já estará presente nos mercados internacionais, custando aproximadamente U$ 5.099 dólares, um valor relativamente alto em relação à suas concorrentes, como a Fujifilm X100VI (aprox. 1.800 dólares).
Enquanto ainda não temos a RX1R III em mãos, veja o nosso vídeo sobre o mais novo lançamento da Sony, até então, a Sony FX2.