Equipamentos para começar na produção de vídeo

A produção de vídeo cresce a cada ano e muitas pessoas iniciam com os próprios smartphones, o que de fato é uma opção mais prática, visto que os celulares são cada vez mais modernos e presentes nas vidas das pessoas.

Entretanto, a gravação de vídeo com câmeras profissionais ainda é um ramo muito forte, principalmente, por conta das lentes intercambiáveis e as funcionalidades mais profissionais presentes nas câmeras. E as produções não são compostas apenas por câmeras, mas também com outros equipamentos que ajudam de forma essencial a criatividade do usuário ser posta em prática durante a gravação.

E por conta disso, vamos trazer alguns equipamentos, que com certeza vão te ajudar a extrair ao máximo da sua criatividade e coloca-la em ação na produção de um vídeo.

Câmera

Nada mais justo do que começar com o óbvio, a câmera que você vai utilizar. Neste ponto é muito importante você estudar as especificações e funções “extras” relevantes para vídeos presente nas câmeras.

Alguns exemplos são a qualidade do vídeo (ex: 4K, 6K, 8K), tipos de gravação (ex: RAW, LOG, 35mm), velocidade máxima de quadros por segundo, velocidade de gravação no cartão de memória, entrada de microfone, e diversas outras informações.

Todas essas informações serão muito importantes na hora de você explorar os conceitos criativos que será aplicado na sua produção. Abaixo temos algumas opções de câmeras indicados para quem quer começar.

Lente

Talvez a principal diferença na produção de vídeo com smartphone e com câmeras profissionais. A possibilidade de trocar as lentes das câmeras abre um “leque” de possibilidades enorme para o usuário.

Para explorar mais ainda, recomendamos uma lente zoom, ou seja, aquelas que tem uma distância focal variável. Essa lente variável tem um relevância interessante, basta  analisar que as próprias fabricantes em sua maioria, disponibilizam lentes zoom em kits com as câmeras.

Outro ponto interessante de se analisar, além da distância focal, é a abertura da lente (quanto menor o F, mais luz entra na lente), o motor de foco, presença de estabilizador interno, resistência à interporeis e o peso, principalmente para quem produz fora de um tripé.

Abaixo, algumas lentes versáteis, sendo muito capazes em diversas situações:

Microfone

Principalmente para quem necessita de sons externos, como narrações, gravações de voz, o microfone é essencial. Mesmo que a maioria das câmeras modernas possuem uma captação integrada, não é uma qualidade tão boa quanto um microfone especializado.

No mercado existem muitos “tipos” de microfones, mas os mais comuns e úteis para quem está começando são os de estilo lapela wireless, e que cada vez mais são comuns entre os profissionais.

A vantagem desse estilo de microfone é que além de manter um estilo discreto, tem uma excelente qualidade de captação, reduzindo bastante os ruídos e tem uma bateria de longa duração. Além é claro, da ausência de fios, o que deixa tudo mais organizado e seguro.

Abaixo, alguns modelos de microfone lapela wireless que recomendamos para quem está começando:

Acessórios

Claro, durante o seu processo de evolução na produção de vídeo, diversos outros acessórios estarão presente nos seu conjunto de equipamento, como cartões de memória melhores, estabilizadores gimbal, iluminação, tripé, baterias extras, cages, etc.

E é obvio que tudo que você precisar para a sua produção, você pode contar com a Detona Shop, o melhor lugar para você adquirir o seu equipamento, com os melhores preços da internet. E aproveite que estamos na semana da Black Friday, e diversos produtos citados nesse texto estão com preços especiais. Para acessar o site da Detona, clique aqui.

Abaixo você pode assistir ao nosso vídeo postado no canal do YouTube, onde o Armando Vernaglia Jr. conta como começar com vídeos na internet.

ÍNDICE RÁPIDO

POSTAGENS RECENTES

VEJA MAIS NO YOUTUBE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima