Cindy Sherman - Dica Histórica

Nascida em janeiro de 1954, em New Jersey, nos Estados Unidos, Cindy Sherman é uma fotógrafa, diretora e artista visual, conhecida por suas obras que exploram identidade, representação e os estereótipos da sociedade, principalmente envolvendo o universo feminino.

Com uma carreira que se iniciou por volta dos anos 70, marcada por fotografias em que a própria Cindy se transforma em personagens. Com um objetivo de desafiar convenções de gênero, beleza e o papel da mulher no cenário da sociedade.

E como uma forma de homenagear a linda carreira da Cindy Sherman, que ainda está em atividade aos seus 70 anos, resolvemos destacar alguns momentos especiais de sua carreira.  

"Untitled Film Stills" [1977-80]

Um dos trabalhos mais emblemáticos de Cindy Sherman foi logo no inicio da sua carreira. Ela criou uma série de 70 imagens em preto e branco, onde ela se retrata em cenas inspiradas nos filmes dos anos 50 e 60.

Interpretando papéis femininos, ela desafia as representações das mulheres feitas na cultura pop e no cinema da época. Esse trabalho à ascendeu e a destacou como uma crítica ao olhar predominantemente masculino no cinema.

Untitled Film Stills #4 - Cindy Sherman, 1977

Estereótipos na Moda [1983-84]

No início da década de 80, Cindy explorou os estereótipos do mundo da moda nas suas colaborações com revistas da área. Nesses trabalhos, ela fazia imagens que subvertiam a ideia da mulher “perfeita” idealizada pela indústria.

Ela se utilizava de técnicas de distorções e retratos mais grotescos. Os resultados trouxeram impacto no gênero da moda contemporânea, servindo como uma crítica e expandindo a análise do público sobre essa cultura.

Untitled (1983) - Untitled (1984) - Cindy Sherman

"History Portraits" [1988-90]

A inspiração de Cindy nesse trabalho foram nos retratos clássicos das pinturas europeias. Ela recriou obras dos períodos Renascentista e da era Barroca, sempre personalizada como figuras históricas.

Mas seguindo a sua característica artística, Cindy Sherman ressaltava a aparência com exageros, imperfeições e dissonâncias que questionavam os ideias tradicionais do poder e da beleza.

Untitled (1990) - Cindy Sherman

Grotesco e Monstruosidade [1992-96]

Nos anos 90, Cindy explorou em temas considerados mais sombrios, criando séries de trabalho que utilizavam próteses, manequins e adereços.

O objetivo desse trabalho é produzir imagens mais perturbadoras, desafiando a estética convencional. Os resultados faziam as pessoas refletirem sobre a vulnerabilidade humana e sua artificialidade.

Untitled (1994) -Cindy Sherman

Exposição Retrospectiva MoMA [2012]

Em 2012, no Museu de Arte Moderna de Nova York, foi realizada uma retrospectiva dos trabalhos de Cindy Sherman. Esse evento serviu como consolidação do legado e impacto dos trabalhos de Cindy na fotografia contemporânea.

Mais de 170 obras foram expostas, e destacaram a capacidade de Cindy de se reinventar utilizando a sua própria imagem, desafiando as normas sociais e culturais estabelecidas.

Abaixo você pode conferir algumas fotos que do ambiente da exposição realizada no Museu de Arte de Nova York. Para mais fotos do evento acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima