Eve Arnold - Dica Histórica
Mais uma grande personalidade no quadro “Dica Histórica”, e hoje trazemos um dos grandes nomes na história do fotojornalismo e uma pioneira na área. Vamos contar um pouco da brilhante carreira da norte-americana Eve Arnold, responsável por revolucionar o mercado e que foi muito ativa na luta contra os direitos humanos e contra o racismo.
Início na Fotografia
Nascida em 1912 na Philadelphia, nos Estados Unidos e filha de imigrantes judeus russos, Eve Cohen, que viria se tornar Eve Arnold após seu casamento com Arnold Schmitz. Ela decidiu por abandonar os estudos em medicina em 1946, para se dedicar à fotografia.
A paixão e estudo de Eve pela fotografia surgiu após trabalhar em uma fábrica da Kodak. Foi momento em que ela criou o gosto por tirar fotos com uma perspectiva humanitária e na forma de contar histórias através das imagens.
Primeiro Trabalho de Destaque
Em 1948, Eve estudou um tempo com o diretor de arte Alexey Brodovitch, e durante os estudos, ela produziu uma coletânea de fotos com um estilo mais vívido de um desfile de moda no Harlem.
Essa coleção foi publicada na revista londrina Picture Post em 1951. Apesar do sucesso e de ter sido o trabalho que lançou o nome de Arnold ao mercado, Eve diz em seu diário anos depois, contando que não gostou das mensagens e legendas criadas pelo editor da revista. No diário ela diz que sentiu que pela montagem do responsável, a mensagem tinha um teor racista, utilizando as suas fotos.
Por conta desse episódio, Arnold se interessou pelas lutas por direitos dos trabalhadores afro-americanos na região de Long Island, a mesma onde Eve e Arnold moravam. Ela também acompanhou Malcolm X em movimentos em luta contra a discriminação anos depois.
Eve Arnold: Pioneira feminina na Magnum Photos
Em 1957, graças ao sucesso de seus trabalhos, Eve foi convidada a integrar a Magnum Photos, uma das das mais conceituadas e prestigiadas agências fotográficas da história.
A sua entrada se tornou um marco, já que foi uma das pioneiras femininas à integrar a Magnum. A sua entrada abriu portas para o futuro e deu mais ferramentas para que ela fizesse o seu trabalho que desafia a forma tradicional da fotografia documental.
Retratos de Celebridades
Além da sua fama em documentar eventos humanitários, Arnold também ficou marcada pelos seus retratos de personalidades famosas da época e muitos que são reconhecidos até os dias de hoje.
Retratos de Marilyn Monroe, Malcolm X, Jackie Kennedy, rainha Elisabeth II. etc., mostravam uma faceta mais “humana” de rostos que marcavam a época.
Trabalho ao redor do mundo
Durante os anos 70, Arnold também viajou pelo mundo registrando diversos momentos, com destaque pela sua passagem pelo Oriente Médio e a Ásia, como Afeganistão, Egito e China.
E falando sobre a sua passagem em terras chinesas, Eve registrou várias fotos da vida cotidiana dos chineses sob o regime comunista. Esse foi um dos principais trabalhos a contribuir ao fotojornalismo com essa temática.
Legado e reconhecimento de Eve Arnold
Eve Arnold faleceu no dia 04 de janeiro de 2012, em Londres aos 99 anos, mas deixou um legado de uma carreira fotográfica e ativista de muito respeito e premiada em diversas premiações importantes internacionalmente.
Entre os seus inúmeros prêmios, se destaca o Lifetime Achievement Award, premiação entre pela American Society of Magazine Photographers (tradução livre: Sociedade Americana de Fotógrafos de Revistas), Esse é um dos principais prêmios dados à fotógrafos e que solidificou o legado e Eve como uma das mais influentes fotógrafas do século 20.
Abaixo você pode conferir alguns trabalhos que Eve fez durante toda a sua carreira de sucesso na fotografia.