3 câmeras de vlog para começar

A área do vlog é uma das que mais crescem no meio do audiovisual, principalmente no meio dos produtores de conteúdos nas redes sociais e lives. Pensando em um usuário que queira começar na área, qual câmera seria a mais adequada para ele?
É com base nessa questão que recomendaremos TRÊS modelos muito bons para essa finalidade. Lembrando que existem diversos outros modelos muito bons, e que até superem algumas especificações do exemplares presentes nesse texto.
Canon EOS R50V
Lançada em março de 2025, a Canon EOS R50 V é o primeiro modelo de câmera da Canon pensada exclusivamente para vlogging. Ela conta com um sensor APS‑C de 24 MP, gravação em 4K nativa até 30 fps, 4K/60p (cropad0) e C‑Log 3 10‑bit.
Ela também conta com o sistema de autofoco Dual Pixel CMOS AF II com até 651 zonas, o que garante uma focalização precisa e rápida. O seu design compacto inclui tela articulada, botão dedicado de gravação e entrada para microfone e fone de ouvido.
Apesar de conter a opção de estabilização digital e ser compatível com lentes com IS, a R50V não possui um sistema de estabilização interna (IBIS).
Para saber mais sobre a Canon EOS R50V, assista o vídeo abaixo:
Sony ZV-E10
A Sony ZV‑E10 permanece como uma das melhores opções no mercado, mesmo após o lançamento da sua atualização, não à toa que a câmera mais vendida de 2023 e 2024, continua sendo entre as principais vendidas em 2025.
Ela traz um sensor APS‑C de 24 MP, gravação em 4K a 30 fps (e até 120 fps em Full HD), além de um autofoco híbrido com 425 pontos e Eye AF. Com tela articulada, microfone direcional embutido e entrada para microfone externo, oferece ótimo desempenho de áudio para vlog.
Apesar de não ter estabilização interna, a combinação de lentes com IS ou uso de tripés ou gimbals compensa essa limitação. Para saber mais sobre a Sony ZV-E10, assista ao vídeo abaixo:
Sony ZV-1 II
Aqui temos um estilo diferente das últimas citadas, a Sony ZV‑1 II é um modelo compacto de “bolso”, sendo uma escolha ideal para quem prioriza vídeo e mobilidade. Ela é equipada com sensor 1″ de 20 MP, e conta com uma lente zoom 18–50 mm f/1.8–4, uma opção mais ampla e versátil para vlogs.
A ZV-1 II grava em até 4K/30p e Full HD a até 120 fps, conta com estabilização eletrônica Active Mode (que causa um pequeno recorte), e um microfone de 3 cápsulas com direcionamento automático e proteção contra vento.
O LCD touchscreen articulado permite controle rápido de foco, exposição e menus, mesmo virado para uso em selfie. O autofoco híbrido com 315 pontos reconhece pessoas, animais e objetos, além de incluir o modo Product Showcase.

Conclusão
Essas três citadas foram escolhidas por motivos diversos, mas que possuem características que priorizam o vídeo em relação à foto e que sejam compactas. Podemos dar diversas menções honrosas, como a Canon Powershot V1, Sony A6400, Lumix G100D, etc.
A escolha ideal vai depender do quanto você pretende investir e as suas reais necessidades na hora da gravação do vlog. Caso tenha mais alguma dúvida sobre como começar na produção de conteúdo, assista o nosso vídeo abaixo: